Compliance
O Compliance é o departamento que monitora e assegura que as boas práticas de conduta, normas e regulamentos estabelecidos pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) sejam cumpridos.
Para isso, aqui temos o compromisso de estar em conformidade com as normas, assegurando o efetivo cumprimento dos princípios e regras da legislação vigente, além de gerenciamento de riscos, com transparência, integridade e alinhado aos pilares de ética, conduta e governança corporativa.
Departamento de Compliance da Senso Investimentos visa promover a eficiência operacional da organização e estimular o respeito às políticas da instituição e seus regulamentos. Visando atender seus objetivos, utilizamos os seguintes componentes: supervisão pela alta administração, cultura de controle, identificação e avaliação de riscos, procedimentos de gestão e segregação de funções, informação e comunicação, monitoramento, auditoria interna e constante avaliação do sistema de controles internos.
Na Senso Investimentos existem dois tipos de Perfil do Investidor:
Perfil Conservador | |
Objetivo | Preservação de Capital |
Tolerância ao Risco | Baixa |
Horizonte de investimento | Longo Prazo |
Produtos |
Tesouro Direto Renda Fixa |
Pontuação de Classificação ao perfil | 1 a 14 pontos |
Perfil Moderado | |
Objetivo | Clientes dispostos a correr algum risco e da possibilidade de haver depósitos de garantias |
Tolerância ao Risco | Média |
Horizonte de investimento | Médio Prazo |
Produtos | Tesouro Direto Renda Fixa Mercado à vista Clube de Investimentos Termo Opções Contratos de BTC |
Pontuação de Classificação ao perfil | 15 a 21 pontos |
Perfil Agressivo | |
Objetivo | Clientes dispostos a correr algum risco e da possibilidade de haver depósitos de garantias |
Tolerância ao Risco | Alta |
Horizonte de investimento | Curto Prazo |
Produtos | Tesouro Direto Renda Fixa Mercado à vista Clubes de Investimento Termo Opções Contratos de BTC Derivativos em geral. |
Pontuação de Classificação ao perfil | 22 a 29 pontos |
O Agente Autônomo de Investimento (AAI) atua na prospecção e captação de clientes, recepção, registro de ordens e transmissão dessas ordens para os sistemas de negociação e prestação de informações sobre os produtos e serviços oferecidos pela Senso.
Todos os Agentes Autônomos vinculados à Senso Investimentos, de acordo com os termos do item v., do parágrafo 2º, do artigo 35.A, do Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas para os Fundos de Investimento, tem contrato para prestação de serviços de distribuição de quotas de Fundos de Investimento, títulos e Valores Mobiliários, com remuneração mensal fixa ou calculada com base em percentual do montante:
(1) das receitas no caso de títulos e valores mobiliários;
(2) de taxa de administração, decorrentes das aplicações financeiras em fundos de investimento, descontados os tributos devidos pela Senso, conforme acordado entre as partes.
AGENTES CADASTRADOS:
PROFILE AAI CNPJ: 24.818.592/0001-11 Sócio: Trajano Augusto da Cunha e Silva
DIRETOR RESPONSÁVEL:
Ricardo Pinto Nogueira Tel: (21) 2505-5000 E-mail: ricardo.nogueira@sensocorretora.com.br
Os investidores do mercado de capitais têm à sua disposição diversos canais de reclamação e orientação para sua proteção. Além da Ouvidoria da sua instituição financeira, existe o Serviço de Atendimento ao Cidadão da CVM e o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) da BSM, que podem ser acessados eletronicamente via:
SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO CLIENTE DA CVM
- • Eletrônico: https://www.gov.br/cvm/pt-br/canais_atendimento/consultas-reclamacoes-denuncias
- • Telefônico: 0800-025-9666 (dias úteis, das 8h às 20h)
MRP DA BSM SUPERVISÃO DE MERCADOS
- • mrp@bsmsupervisao.com.br
- • https://www.bsmsupervisao.com.br/ressarcimento-de-prejuizos/como-funciona
Antes de entrar em contato ou enviar reclamação para qualquer órgão é recomendável ter em mãos alguns documentos para embasar a demanda, tais como:
- 1. Protocolo de atendimento junto ao intermediário;
- 2. Mensagens eletrônicas trocadas com o intermediário ou com seus prepostos (e-mail, chat, mensagem eletrônica etc.);
- 3. Correspondências recebidas do intermediário ou de seus prepostos;
- 4. Publicidades disponibilizadas pelo intermediário ou por seus prepostos;
- 5. Propostas encaminhadas pelo intermediário ou por seus prepostos;
- 6. Fotos, vídeos, prints de tela, gravações telefônicas ou qualquer outro tipo de documento que fundamente a controvérsia apresentada pelo cliente.
Nos títulos de renda fixa emitidos por instituição financeira (bancos e financeiras, por exemplo) o cliente tem a garantia do Fundo Garantidor de Créditos. Para maiores esclarecimentos sobre o funcionamento do FGC acesse o site do FGC:
ou envie um e-mail para:
A Ouvidoria é destinada a todos os clientes da Senso Investimentos. Tem como objetivo atender os clientes que já tenham recorrido aos canais de comunicação disponibilizados e não se sentiram satisfeitos com as soluções apresentadas. Portanto, até a sua efetiva conclusão, sua solicitação será devidamente acompanhada.
O canal de Ouvidoria tem a missão de representá-lo junto à Senso e dar uma solução conclusiva à sua ocorrência.
Para melhor atendê-lo, é importante que seu manifesto contenha:
- • NOME COMPLETO
- • CPF
- • CÓDIGO DE CLIENTE (para que possamos identificá-lo)
Horário de atendimento: Segunda à sexta-feira, das 09:00 às 18:00.
Presencial ou por Carta: A/C Ouvidoria Av. Ataulfo de Paiva, nº 135 – Sala 810 / Leblon | Rio de Janeiro | RJ | CEP 22440-901
Telefone: 0800-878-8199
E-mail: ouvidoria@sensocorretora.com.br
Após o recebimento da solicitação e identificação do cliente, sua reclamação será protocolada e a Ouvidoria enviará a resposta final em até 10 (dez) dias úteis, contados à partir da data de recepção, conforme previsto na Resolução CVM nº 43/2021 e Resolução CMN nº 4.860/2020.
As principais modalidades de riscos em que o mercado de valores mobiliários estão sujeitas no desempenho de suas atividades podem ser classificadas em: Risco de Crédito, Risco de Mercado, Risco Operacional e Risco de Imagem.
Os riscos de maior peso na atividade da Corretora referem-se à possibilidade de inadimplência de algum dos seus clientes nas operações realizadas, e a eventuais falhas operacionais na execução de seus processos internos, respectivamente denominados como Risco de Crédito e Risco Operacional – esse último incluindo também aspectos legais e de Compliance.
Para gerenciar esses riscos de forma adequada, a Senso Investimentos possui um conjunto de políticas internas que visa permitir a maior flexibilidade possível às operações dos seus clientes, ao mesmo tempo que preserva a integridade financeira da Corretora e sua capacidade de liquidação das operações, mesmo em situações adversas de mercado. As exposições junto a clientes são suportadas pela definição de limites operacionais individuais e por segmento de atuação, com atenção especial às operações de maior risco como os derivativos.
↓ Política de Responsabilidade Socioambiental ↓ Regras e Parâmetros de Atuação
↓ Pessoas Vinculadas ↓ Análise do Perfil do Investidor
↓ Relatório da Ouvidoria ↓ Política PLD/FT
↓ Política de Gerenciamento Integrado de Riscos ↓ Contrato de Prestação de Serviços de Custódia
↓ Contrato de Intermediação de Operações ↓ Diretor Responsável AAI – Resolução CVM N° 16
↓ Política de Segurança Cibernética e da Informação
↓ Politica de Segurança Cibernética para Clientes
DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS:
• Demonstrações Financeiras Completas (31/12/2023)
• Demonstrações Financeiras Semestrais (30/06/2024)
Em atendimento à Resolução CMN nº 4.859, de 23/10/2020, disponibilizamos aos nossos colaboradores, clientes, parceiros, terceiros e fornecedores o Canal de Denúncias para comunicação de indícios de ilicitudes de qualquer natureza, relacionados às atividades da Instituição, tais como fraude, corrupção e/ou práticas suspeitas que possam comprometer a ética e integridade de seus negócios.
As denúncias são feitas de forma anônima e serão avaliadas com independência, imparcialidade e isenção.